"As coisas que não existem são as mais bonitas"


"As coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis:
Elas desejam ser olhadas de azul -
Que nem uma criança que olha você de ave."

"Poesia é voar fora da asa."

"Para alcançar o azul, busco pássaros."

"No tratado das Grandezas do Ínfimo estava escrito:
Poesia é quando a tarde está competente para dálias.
É quando
Ao lado de um pardal o dia dorme antes.
Quando o homem faz sua primeira lagartixa.
É quando um trevo assume a noite
E um sapo engole as auroras."

"As coisas que não têm nome são as mais pronunciadas por crianças."

"Ontem choveu no futuro..."

"Lugar sem comportamento é o coração..."


"Meu mundo é pequeno, Senhor.
Tem um rio e um pouco de árvores.
Nossa casa foi feita de costas para o rio.
Formigas recortam roseiras da avó.
Nos fundos do quintal há um menino e suas latas maravilhosas.
Seu olho exagera o azul.
Todas as coisas deste lugar já estão comprometidas com aves.
Aqui, se o horizonte enrubesce um pouco,
os besouros pensam que estão no incêndio.
Quando o rio está começando um peixe
Ele me coisa
Ele me rã
Ele me arvore.
De tarde um velho tocará sua flauta
para inverter os ocasos."


Manoel de Barros é fantástico no seu jogo de palavras... Ele consegue descrever com precisão o lamento dos corações... Como gosto de suas poesias!!... Suas palavras acalmam o meu ser tão inquieto. Elas fazem terapia com meus sentimentos... e eles ficam leves, limpos, claros, calmos... Nem consigo explicar direito o que sinto... A música que escolhi também me lembra coisas boas... foi um presente que recebi e que guardo com muito carinho... Realmente, Manoel de Barros têm razão: as coisas mais lindas são as que não existem... (Por Isabel)


Comentários

  1. .

    Nossa!

    Acho o Manoel de Barros simplesmente fantástico, seu jogo de palavras nos remete a sentimentos profundos. É o poeta das coisa miúdas, pois nos mostra com simplicidade a beleza e encantamento de todas as coisas.

    O livro do Manoel que acho mais fantástico é o "Livro sobre nada". Não canso de ler e cada vez mais me encantar.

    "A terapia literária consiste em desarrumar a linguagem a ponto que ela expresse nossos mais fundos desejos" (M. de Barros)

    Lindo demais seu post!

    Beijos e um lindo final de semana pra ti, Isabel.

    .
    .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGENS DE FORMATURA

Meu canto...