Postagens

Mostrando postagens de Abril 18, 2010

A curiosidade é viva apenas nas almas felizes...

Imagem
"Só aprendemos nos divertindo. A arte de ensinar não é outra senão a arte de despertar a curiosidade das almas jovens para depois satisfazê-la; e a curiosidade é viva apenas nas almas felizes. O conhecimento que se fez entrar na mente pela força, sufoca-a. Para digerir o saber é necessário que ele seja devorado com apetite." (Anatole France)

O direito de (re) nascer...

Imagem
Na natureza tudo se renova...
O maior exemplo disso a gente vê com o ipê, a mais bela árvore nativa do Brasil, que em certo periodo do ano, perde todas as suas folhas, fica nua e triste...
Ao olhá-la assim, se tem a impressão que morrerá, que não resistirá a tanto sofrimento...
Mas, o milagre virá e ela se reveste de milhares de flores coloridas e brilhantes...
Quem a vê de longe, pensa que existe até um refletor iluminando suas flores!
Claro que não existe! O que existe é a força da natureza que a reveste de cor, luz e beleza!
Essa força está presente também em nós...
Ela não nos abandona, embora muitas vezes fique adormecida...
Todavia, quanto ela chega novamente e faz renascer a nossa vida,
vem como um turbilhão de águas, como o sol quente de verão e
deixa impresso em nosso coração e em nossa face a espetacular e alegre certeza de estarmos vivos!

Pablo Neruda descreve assim o amor:

"Eu te nomeei rainha.
Existem masi altas que tu, mais altas.
Mais puras do que tu, mais puras.
Mais belas do q…

O trabalho como terapia...

Imagem
O trabalho que desenvolvo atualmente me enche de alegria pois me permite compartilhar conhecimentos e buscar contribuir para a melhoria da vida de muitas pessoas. Trabalho Técnico Social com Famílias... Uma forma de possibilitar o acesso à cidadania de familias que encontram-se distantes, excluidas socialmente, seja pela falta de oportunidades, seja pela separação geográfica que a cidade impõe, seja pela falta de estímulos que muitas delas demonstram.
Neste sentido, motivá-las a participar, facilitar o acesso aos serviços públicos e gratuitos (desconhecido por grande parte das pessoas), falar sobre seus direitos (e também sobre seus deveres) falar de suas responsabilidades, orientá-las no cuidado com a sua saúde, com a educação de seus filhos, com a convivência dentro da comunidade, com a responsabilidade com o Meio Ambiente, são os objetivos propostos pelos projetos onde atuo. São obras do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, desenvolvidas em parceria com os governos Federal,…

O processo de construção é lento...

Imagem
Qualquer processo de construção é lento... uma casa: primeiro a idéia, depois o local, depois a planta, depois quem vai edificar, depois os materias, depois tijolo sobre tijolo... e por ai vai. Até estar pronta para receber seus moradores.
O processo da vida é igual: um olhar, um toque, um bater desenfreado de corações, um beijo, milhares de beijos, a explosão do amor... a semente!
Estou no processo inicial de escolha para a formatação deste espaço... Parece fácil, mas são muitas as opções e muito pouca é a experiência... Mas está valendo a pena: pois tenho percebido que sou capaz...
Ficará ainda tão aconchegante como uma poltrona macia, tenho certeza!