AVA MARANDU "Os guarani convidam"


O evento de ontem na Praça do Rádio Clube foi marcante. Como se todos tivessem confirmado presença e o horário de chegada, as 17h foram chegando devagarinho pessoas vindas de longe: homens, mulheres, jovens, idosos,crianças; os onibus lotados traziam os índios que vieram de longe; alguns das aldeias de Dourados, outros de Aquidauana, Terenos e por ai afora. Os índios junto consigo, trouxeram junto sua musicalidade, seu ritmo e sua esperança. Lotaram a praça com seus cantos e orações as 18h - foi um espetáculo bonito de se ver!

O público que aguardava estava ansioso e silenciou observando a chegada da comunidade indígena. Eles eram o centro das atenções e foram acolhidos com muito carinho: os caciques vinham à frente entoando orações, que soavam como lamentos. Pareciam felizes e orgulhosos pela possibilidade de se apresentarem ali, festejando a sua cultura.

O povo guarani tem um amor incondicional à terra. Ela é sagrada e especial para o seu povo. Seus rituais, orações e danças são utilizados para pedir boa colheita, para marcar a passagem da infância para a fase adulta, para purificar caminhos, para receber e batizar visitantes.

No evento de ontem Milton Nascimento, cantor mineiro e defendor árduo dos direitos humanos, foi homenageado e batizado com nome indígena. A tradução do seu nome guarani é "Semente da Terra". A cerimônia foi emocionante e reuniu caciques de várias etnias.

Também emocionante foram os sons afros do grupo "Tambores do Tocantins" e o "Rap"dos garotos indígenas de Dourados. Com força e convição defenderam a sua história, sua gente e proclamaram toda a dor que sentem pela exclusão a que estão submetidos por parte da sociedade.

Foi um momento ímpar. Confesso que no início me surpreendi com a proposta de um grupo indígena cantar Rap. Depois, pela força que o grupo demonstrou, pela facilidade em se expressar, pela contundência de sua mensagem, entendi que são formas de comunicação de massa, capazes de alcançar jovens e por isso, se tornam especiais, peculiares e atuais. Não adianta o falso discurso preconceituoso: adianta sim, formas de diálogo com os jovens e aquela (eu percebi) era uma forma eficiente de comunicação entre os jovens e por isso, para mim, estava validada. Bastava ver a veemência da mensagem e o quanto ela repercutia nos jovens índios presentes na platéia.

O show "Sonhos Guaranis" também foi muito especial. Artistas da terra entoaram músicas que lembravam o passado e a história de nosso estado. Todos reunidos no palco em momento de muita emoção.

Por fim, Milton Nascimento, na sua simplicidade e simpatia entoou seus cantos e a platéia presente juntou-se a sua voz e um coral de vozes ecoou na praça.

Importante destacar que o este evento foi organizado Governo Federal através dp Ministério da Justica, Petrobrás, Eletrobral e Caixa Economica Federal, em parceira com a Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Valeu muito a pena este momento! É a história se fazendo... É a história sendo celebrada... Um marco importante, pois somente conhecendo e valorizando sua história é que um povo se transforma em Nação!

Maiores detalhes sobre o evento no site: http://www.pontaodeculturaguaicuru.org.br/avamarandu/
http://www.midiamax.com.br/view.php?mat_id=717510

Acredite : Vale muito a pena visitar!!!!

Comentários

  1. mãezinha, acho q o importante é a liberdade das pessoas se expressarem, da maneira q for, e, de preferencia, sem agredir os outros... se não der, bom tb! Maceió continua linda, quando voltar ouvirei avamarandu... um beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGENS DE FORMATURA

Meu canto...